sexta-feira, 2 de maio de 2014

FERNANDO LUIZ SARDINHA: VERDADEIRO IDOLO



Fernando Luiz, nascido em 18/11/1969 em São Carlos/SP, tem uma família abençoada com seu pai Valdir, sua mãeMaria, sua filha Lara, e sua esposa Patrícia Biagioni Luiz. Desde 5 ou 6 anos de idade ele já gostava de super heróis musculosos, como o Hulk, o Superman, o Capitão América e principalmente o Príncipe Namor Rei de Atlântida, que era praticamente um Fisiculturista do passado com sunga e que defendia o seu povo e a sua família
Comecou bem cedo nos esportes quando seu pai o matriculou na academia de Judô do Sensei Francisco Garcia, um cara diferenciado, humilde e homem de bem que foi seu primeiro mentor na adolescência com ensinamentos de boa conduta, higiene e respeito, Fernando teve títulos ele se dedicou como atleta mesmo e quando sentiu que tinha pouco porte físico para enfrentar os adversários, convenceu seus pais do seu sonho de treinar musculação.


Com 10 anos de idade Fernando comecou a trabalhar lavando banheiros e limpando teclados em uma loja, porque ele e sua familia perderam tudo que tinha por causa de sociedade errada com família e juntos, ele e seu pai e  mãe passaram fome. Quase todas as noites eles choravam na mesa do jantar, pois dividíam um litro de leite de saquinho e 3 filões, uma vizinha dava "raspas de panela" e na escola dava um jeito de pedir para ir no banheiro ou fazia bagunça para que os professores omandassem descer e aí a bondosa servente dona Maria segurava mais um copo de arroz doce para matar sua fome. Nessa época seu pai vendeu tudo dentro de casa para os alimentar, trabalhava concertando tudo nas casa de vizinhos,sua  mãe era telefonista no Hospital Ribeirânia e quando foi-se embora o piano, seu pai comprou um tecladinho Casio, suaa vocação musical acendeu e juntos trabalharam por mais de 18 anos profissionalmente. Fernando foi da Companhia do Oswaldo Montenegro, fez teatro em São Paulo e participou de peças dele como Dança dos Signos, Aldeia dos Ventos e Noturno em que ele dançava, cantava, tocava e atuava por mais de 3 anos.
Enfrentou muitos problemas e preconceitos na época menos informada da musculação e como Fernando tinha uma outra profissão formada antes de completar a maioridade, a de músico profissional, conseguiu levar as duas carreiras juntas durante todo o processo de amadurecimento, tocava teclado/piano e cantava com seus pais para sobreviver. Nunca pensou diferente de ser um Fisiculturista..., seu ídolo? Arnold Schwarzenegger, então se matriculou na academia Olimpic Center e comecou a treinar com Chicão Carrara, que foi seu primeiro professor e com ele e os grandes musculadores da época, aprendeu sobre o treino sem frescuras e tentava acompanhar seus ídolos que eram  Nameh e seu parceiro o "Peixe", o Du Salata e o Du Boinain que tinha o apelido de "Tubarão". Como eu era muito esforçado e magro, começaram a  puxar junto nos treinos e quando o chamaram de "Sardinha" ele ficou puto, no dia seguinte uns 30 caras o chamaram também, aí ferrou tudo... hoje? ele se chama Fernando Sardinha, kkk!.


Ser um fisiculturista

seu primeiro dia de treino foi 19/06/1985 segundo Fernando ele possui ainda hoje suas 4 primeiras fichas de treino com suas medidas, ele tinha 30cm de braço, 32cm de panturrilhas, 52cm de coxa e pesava 52 kgs. Comecou a estudar quase que imediatamente entre revistas e livros, e com 6 meses já tinha feito até 3 cursos específicos e o Chicão(que citei acima) junto com os seus sócios Paulão, Claudião e Pidinho o contrataram como instrutor de Musculação. Se formou como árbitro oficial com o professor Fábio Gianolla que  ensinou muitas coisas obscuras nos julgamentos e até sobre a história da Musculação, aprendeu muito sobre medicina esportiva com o professor João Alberto Ferreira de Barros. Uma história de muito estudo, diplomas, cursos e mais cursos desde nutrição avançada com os melhores nutricionistas do Brasil, Rodolfo Peres, Érika Zago e Tânia Rodrigues, até bioquímica, biomecânica aplicada, personal training e ainda se formou como técnico em Musculação pela NABBA Brasil entrando como membro do corpo docente convidado pelos seus amigos da família que vive a Musculação á décadas, a família Koprowski : Rodrigo, Eugênio, Elizabeth, Adriana e Ana Maria que sempre estiveram presentes em sua carreira apoiando nos momentos ruins e puxando a orelha quando preciso. Fez cursos com Ayres da CunhaÍtalo Salzano Júnior, Waldemar Guimarães, Ney Pereira, Dilmar Pinto Guedes, Eduardo Haddad e com o grande Professor Doutor José Maria Santarém do Instituto Bio-Delta um dos maiores gênios do nosso esporte no mundo.
Durante sua carreira de Fisiculturista, treinou Greice Jiu-Jitsu e Karatê Shotokan com Sensei Roberto Santana, um homem forte de mente e corpo, de família, um atleta e professor sensacional, seu mestre que o ensinou toda uma ideologia oriental de Samurai, que ele traz consigo até hoje. Participou de competições e foi até vice campeão Paulista de Jiu-Jitsu na faixa roxa. Infelizmente as lesões nos esportes de contato quase o tiraram da sua carreira na musculação, então teve que escolher... e o seu coração desde os 5 anos era... SER UM FISICULTURISTA



Falam-se em tantos nomes do fisiculturismo mundial e acabam esquecendo de um verdadeiro ídolo nacional, que tanto zela e preza nosso esporte, merece todo nosso respeito por tudo que fez e continua fazendo pelo nosso esporte, que é Fernando Luiz Sardinha !!!

VLW SARDINHA !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário